Psicomotricidade
Psicomotricidade
A Psicomotricidade é uma área que encara as funções psíquicas e motoras de forma interdependente, na medida em que o psiquismo e a motricidade se interrelacionam reciprocamente.
Os nossos especialistas:
O que é a Psicomotricidade?
A Psicomotricidade é uma área que encara as funções psíquicas e motoras de forma interdependente, na medida em que o psiquismo e a motricidade se interrelacionam reciprocamente.
A intervenção psicomotora utiliza o corpo como ferramenta terapêutica, isto é, através da ação, da manipulação de objetos, da exploração do meio e da interação com o outro, é possível promover experiências significativas, que facilitam a adaptação do indivíduo ao contexto onde se insere. Esta atuação pode ocorrer ao nível preventivo, educativo ou terapêutico.
A nível terapêutico, a Psicomotricidade recorre à mediação corporal, de modo a intervir em situações geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento, de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito sócio afetivo.
No período da infância, esta intervenção tem como objetivo a promoção do desenvolvimento global e a facilitação dos processos de aprendizagem da criança, considerando as funções cognitivas, socio-emocionais, comunicativas e motoras de forma integrada.
A intervenção psicomotora decorre após uma observação/avaliação, de onde resulta um plano terapêutico que tem em conta as necessidades específicas da criança, o contexto sociofamiliar onde se insere e a articulação com os profissionais envolvidos no processo.
Indicações para a Consulta de Psicomotricidade:
- Atraso do desenvolvimento psicomotor;
- Alterações neuromotoras;
- Dificuldades de aprendizagem (ex.: disgrafia);
- Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais;
- Perturbação da Coordenação Motora;
- Perturbação do Espetro do Autismo;
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção;
- Perturbações do Comportamento;
Quando procurar um Psicomotricista?
- Problemas na regulação do tónus muscular (níveis de contração muscular desajustados às necessidades da ação);
- Posturas e movimentos atípicos;
- Dificuldades no equilíbrio e na coordenação motora global (ex.: marcha, subir e descer escadas, saltar, correr, saltar à corda);
- Problemas na coordenação óculo-manual e óculo-podal (ex.: agarrar, lançar e pontapear uma bola em relação a um alvo);
- Alterações no esquema e imagem corporal (ex.: noção do corpo e das possibilidades de expressão através do mesmo, noção direita/esquerda);
- Problemas na lateralidade (ex.: hesitações e inconsistência na dominância manual);
- Dificuldades de organização no espaço e no tempo;
- Problemas na motricidade fina (ex.: manipulação de objetos pequenos, encaixes, abotoar/desabotoar, utilização da tesoura);
- Problemas na grafomotricidade (competências básicas para o desenvolvimento da escrita);
- Dificuldades na comunicação não verbal (ex.: contacto ocular, toque, agressividade);
- Dificuldades na gestão dos processos da atenção, perceção e memória;
- Problemas na autorregulação emocional e comportamental (ex.: impulsividade, agitação psicomotora, passividade, oposição);
- Dificuldades no planeamento, organização e monitorização da própria ação.