![mara-pavao-site-2 mara-pavao-site-2](https://cdija.pt/wp-content/uploads/elementor/thumbs/mara-pavao-site-2-qfu8j5ojp3c451a6i1jkyb0wuvl85qlyvxfy60d7p8.png)
Psicologia
A Psicologia Clínica no CDIJA tem um papel fundamental no tratamento de crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescentes. Esta área da psicologia intervém na prevenção, investigação, diagnóstico, prognóstico e tratamento de problemáticas que afetem/ condicionem o bem estar e o desenvolvimento das crianças e jovens.
A Psicologia Clínica no CDIJA tem um papel fundamental no tratamento de crianças em idade pré-escolar, escolar e adolescentes. Esta área da psicologia intervém na prevenção, investigação, diagnóstico, prognóstico e tratamento de problemáticas que afetem/ condicionem o bem estar e o desenvolvimento das crianças e jovens.
A sua intervenção é realizada em complementaridade com a pedopsiquiatria e as suas atribuições específicas passam pela realização de avaliações psicológicas e acompanhamento psicológico e psicoterapêutico.
A Intervenção psicoterapêutica envolve a estreita articulação com outras terapias existentes no CDIJA, com técnicos de outras áreas e serviços da comunidade, com o objetivo de promover relações mais saudáveis e autênticas, de forma a garantir a segurança e autonomia da criança ou adolescente e a sua família.
Valorizamos muito a orientação parental que envolve a intervenção junto dos principais cuidadores da criança ou adolescente, no sentido da promoção de uma parentalidade consciente e positiva.
Perturbações do Neurodesenvolvimento:
Perturbações de Ansiedade;
Perturbações de Humor/Depressivas;
Perturbações Obsessivo – Compulsivas e Perturbações Relacionadas;
Perturbações da Alimentação e da Ingestão;
Perturbações de Eliminação;
Perturbações do Sono-Vigília;
Disforia de Género (Disforia de género em crianças e adolescentes);
Perturbações Disruptivas, do Controlo dos Impulsos e do Comportamento;
Não consegue fazer o que as crianças da idade dele já fazem?
Muito dependente das figuras parentais?
Tem dificuldades de aprendizagem?
Desinteresse marcado pela escola?
Recusa em ir à escola ou registo frequente de faltas?
Dificuldade na leitura e na escrita e na sua aquisição?
Demonstra excessiva lentidão na realização das atividades?
Dificuldade em focar atenção nas atividades?
Esquece de realizar os T.P.C. e não consegue manter o seu espaço organizado?
Apresenta ansiedade/medos excessivos que interferem com o seu dia a dia?
Nos últimos tempos tem mostrado tristeza, apatia ou desinteresse?
Isola-se e não brinca com os pares?
Recusa em participar em atividades de grupo?
Nunca para e anda sempre com a cabeça no ar?
Faz muitas birras ou irrita-se facilmente?
Dificuldade em cumprir regras e/ou desafia constantemente as figuras adultas?
Irrita-se facilmente com pequenas situações?
Faz mal ao seu próprio corpo?
Sofre/ realiza bullying?
Tem pesadelos ou dificuldade em dormir?
Come pouco ou come mal?
Não gosta do seu corpo?
Tem dificuldade em controlar o chichi ou cocó de dia e/ou de noite?