- atividades internas
26 de Janeiro, 2018
- 13 de Julho, 2018
Gestão Emocional e de Conflitos em Contexto Escolar
Formadores: Maria João Câmara, Nádia Hipólito, Natacha Ricardo, Pilar Mota
Público Alvo: Professores e Assistentes Operacionais da Escola Básica Integrada de Arrifes (2 grupos diferentes, intercalados quinzenalmente)
Número de participantes: 30 (15 assistentes operacionais e 15 professores).
Objetivos Principais: Esta ação surge no âmbito da parceria com a Rede Externa do Projeto de Combate à Violência e Promoção da Cidadania. Tem existido um aumento significativo de professores que se sentem bloqueados e desmotivados no exercício da sua função, não por falta de competências técnicas da sua área do saber, mas sim por falta de competências e estratégias pessoais e reacionais para lidar com os alunos. Para gerir emoções e comportamento geradores de conflito. A opção por uma oficina de formação prevê criar situações de socialização (roleplaying) para que os formandos projetem e partilhem as suas práticas efetivas, equacionando novas formas de interagir.
Objetiva-se que os formandos sejam dotados de competências/ estratégias que permitam reconhecer, compreender e lidar com alunos com dificuldades ao nível da gestão emocional e comportamental em contexto escolar.
Duração da sessão (horas): 30 horas (20h presenciais e 10h não presenciais).